Meu casamento

Meu casamento

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Proposta de redação sobre as eleições 2012

É cedo pra falarmos sobre as eleições de 2012? Talvez, mas os que já estão na política estão planejando suas campanhas e, quem não é ainda, está anunciando que sairá como candidato. Vocês conhecem, por exemplo, Everson Silva? Em nossa proposta de redação dissertativadesta semana, falaremos sobre ele e sobre muitos outros exemplos de pessoas que se aventuraram na política sem ter experiência no assunto. 

O texto sobre este jovem é adaptado da reportagem da revista Veja. Everson Silva é filho do deputado federal Tiririca (PR-SP) e pode ser o mais novo humorista a integrar os quadros políticos. Aos 26 anos, o chamado palhaço Tirulipa filiou-se ao PSB e será candidato a vereador em Fortaleza nas eleições de 2012.
Abaixo você encontrará a entrevista que o filho do Tiririca concedeu ao site de VEJA durante o intervalo da gravação do programa "Show do Tom", da TV Record. O palhaço disse que levará o humor “a sério” e que pretende “revolucionar” a política.

Caso o senhor seja eleito, quais projetos pretende apresentar? Vou brigar pela cultura. Tenho o circo do Tirulipa e faço trabalhos culturais e sociais há três anos em Fortaleza. Estou aí para brigar, sou de família circense, nasci e fui criado dentro de uma barraca de circo. Estou entrando nessa briga para revolucionar. 

Acha que será um fenômeno de votos, como seu pai? Não estou pensando nesse sentido, quero poder brigar pela cultura e pelo humor. Quero levar o humor a sério, no bom sentido, entreter as crianças com teatro, com dança. Quero levar a juventude para um caminho legal. Mas vou começar devagarinho.

O que o Tiririca achou da sua decisão? Meu pai falou: “A decisão é sua, você faz o que achar melhor. Quero deixá-lo à vontade para escolher o que achar melhor. Se você quer, beleza, estou aqui e boa sorte. Vou te apoiar independentemente do partido que você escolheu. Vá em frente”.

Por que decidiu se filiar ao PSB, que é oposição do PR, legenda de seu pai, no Ceará? Me identifiquei muito com o partido, com o trabalho do governador Cid Gomes. Recebi proposta de outros partidos, como o PR, mas me identifiquei mais com o PSB.

O Tiririca já lhe passou alguma dica de como se portar como político? Não conversei com ele ainda, porque foi tudo muito rápido. A gente esperou até a última hora para se filiar, porque era para ser uma surpresa.

PROPOSTA DE REDAÇÃO

Nesta proposta de redação pensaremos nos critérios que levam alguém a se candidatar mesmo sem ter nenhuma experiência política. Mais que isso, pensaremos no que leva alguém a votar nesses candidatos. Quais critérios utilizam? O que esperam deles? Estaria a política passando por uma fase sem credibilidade?
Instruções para a proposta
  • Escreva, no máximo, 30 linhas;
  • Use caneta azul escuro ou preta;
  • Fundamente sua discussão de forma concreta.
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário