Meu casamento

Meu casamento

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Atividades sobre pronomes

ATIVIDADES 

1) Reescreva as frases abaixo, substituindo as palavras em destaque pelos pronomes correspondentes:

a) Bianca e Débora ganharam o concurso de beleza. Bianca e Debora são muito bonitas.



b) Hoje Gabriel ficou de castigo. Gabriel está muito teimoso.



c) Beatriz foi passar as férias na praia. Beatriz adora ir pra lá.



d) Eu e meu irmão fomos á sorveteria. Eu e meu irmão adoramos sorvete.


e) Meu pai e meu irmão jogam futebol. Meu pai e meu irmão adoram praticar este esporte.



2) Complete as frases usando os pronomes comigo, contigo, e consigo. 

a) Eu e Débora vamos ao clube. A Débora vai .

b) Tu irás ao mercado com teu pai. Teu pai irá .

c) O professor saiu da sala. Ele levou  as provas dos alunos.
3-Em cada quadrinho da tirinha abaixo aparecem pronomes. Destaque-os e classifique-os:
 
Complete as frases com o pronome demonstrativo adequado:
a) Aqui está o meu lápis. _____ é dos bons.
b) Ei, menina, _____ borracha aí é boa?
c) Professora, _____ sala de ontem é a da turma C?
d) Passei pelo vizinho, que estava de carro novo, e gritei-lhe: Carro bonito, ____!
e) ______ cidade, onde estivemos nas férias, é linda mesmo!
f) Brasil! Brasil! Que país é _____, tão injusto?
g) Falando com meu primo, que estava em Miami, perguntei-lhe: Chove _____ cidade?
h) Acho que os seres humanos, com a poluição, estão destruindo ____ planeta.
i) Gosto de lembrar _______ época da nossa entrada na escola.
j) ______ exercício foi muito fácil.

2 comentários:

  1. por que meus burritos de frango com molho de tomate
    não chegaram eu estou esperando
    faz meia hora.
    ops? eu estou no blog da professora cris foi mal

    ResponderExcluir